Ano Mundial Contra a Dor nas Articulações


Anualmente, a IASP – International Association for the Study of Pain (USA) elege um tema para incentivar e promover o desenvolvimento de estudos e novas terapias para o tratamento de diferentes tipos de dor. Em 2016, o foco da Associação americana é a Dor nas Articulações, que afeta milhões de pessoas em consequência de uma variedade de doenças, especialmente as reumatológicas. Para Dr. Claudio Fernandes Corrêa, mestre e doutor em neurocirurgia pela UNIFESP, atuando em dor há mais de 20 anos, o tema se configura como de extrema relevância, visto que estas doenças e suas comorbidades tendem a aumentar com o aumento do envelhecimento populacional, o estilo de vida sedentário e a obesidade.

Doenças Reumáticas
As doenças reumáticas são inflamações, crônicas ou não, em um ou mais componentes de uma articulação, gerando dores e incapacidade temporária ou permanente para sua movimentação adequada. Elas estão associadas às dores nas articulações, como as artroses e artrites, fibromialgia, lúpus, entres outras.
Justamente por serem doenças tão comuns e que acometem pessoas no mundo todo, principalmente a população idosa, é que a campanha da IASP de 2016 voltará seus esforços profissionais e acadêmicos para o melhor preparo de médicos e paramédicos que lidam diretamente com estes perfis de pacientes, com atenção direta para suas queixas dolorosas e a devida orientação de tratamentos adjuvantes a sua doença de base, para que tenham melhor qualidade de vida.
Tratamentos da dor
Além do tratamento convencional parta a dor, com base nos medicamentos analgésicos, antidepressivos e anticonvulsivantes - estas duas últimas classes atuando especificamente como neuromodulares preventivos das crises - não surtindo os efeitos satisfatórios, diversas outras técnicas podem ser indicadas aos pacientes crônicos, que vão desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias de bloqueio sensorial da dor.
Bombas de infusão com opioides: inserida sob a pele, para liberação direta no fluido ao redor da medula (liquor), fornecendo alívio do quadro doloroso. O procedimento é simples e a liberação do analgésico ocorre continuamente, conforme programação feita pelo médico.
Cordotomia: trata-se de um procedimento minimamente invasivo que interrompe seletivamente alguns tratos condutores de dor na medula espinhal, causando uma diminuição da percepção dos estímulos dolorosos e alívio da dor crônica ao paciente submetido ao tratamento. A interrupção se dá no quadrante anterolateral da medula espinal oposto ao lado em que a dor é mencionada.
Neuroestimuladores: as técnicas de implante de eletrodos são capazes de eliminar a comunicação que leva a informação da dor até o cérebro. São de dois tipos: implante na coluna vertebral e no cérebro.
Dr. Claudio Corrêa indica que o tratamento precisa ser determinado por um especialista, que deverá sugerir quantas opções forem necessárias até que se obtenham os resultados esperados e possíveis. “Como as dores crônicas são geradas por doenças mesmo tratáveis, mas que fica como sequela a dor, o tratamento nem sempre atinge 100% do alívio do quadro. Porém, em todos os casos é possível oferecer melhora da intensidade da dor possibilitando aos pacientes o retorno de suas atividades  funcionais e sociais e consequente melhora da qualidade de vida. O importante é saber que existem opções  para atingir esses objetivos”.
Fonte para entrevista:
Dr. Claudio Fernandes Corrêa
Com mais de 30 anos de atuação profissional, Dr. Claudio Fernandes Corrêa possui mestrado e doutorado em neurocirurgia pela Escola Paulista de Medicina. Especializou-se no tratamento da dor aliado a neurocirurgia funcional – do qual se tornou uma das principais referências no Brasil e também no Exterior.

Suco de cana de açúcar natural é adoçante para sucos, bolos

Adoçante natural é aliado da saúde
Suco de cana é alternativa saudável e pode ser encontrado em supermercados

Na hora de tomar o cafezinho ou o suco, surge sempre a mesma pergunta: “açúcar ou adoçante”? Para quem está de dieta, possui diabetes ou está tentando equilibrar o peso, a resposta é fácil: adoçante. 


A população nos últimos tempos está se preocupando com a alimentação para prevenir a obesidade e outras doenças, e o consumo em excesso de açúcar causa preocupação. Isso porque o produto, apesar de deixar tudo docinho, tem apenas calorias, sem nenhum nutriente, vitamina, mineral ou fibra. “Além de ter baixo valor nutricional, o açúcar otimiza o depósito de gordura nas células” afirma a nutricionista Mariella Moreno.

Entretanto, algumas pesquisas apontam que o uso elevado de substâncias artificiais para adoçar os alimentos como aspartame, sacarina, entre outras, pode fazer mal à saúde. “O consumo em excesso destes alimentos pode predispor ao aparecimento de doenças, como o câncer”, alerta a nutricionista.

Esta preocupação tem levado muitas pessoas a buscar alternativas naturais para adoçar os alimentos. Um produto que vem ganhando destaque pelo valor nutricional e pelo sabor é o caldo de cana. Além de ser natural, a bebida é composta basicamente por frutose, uma substância que promove o sabor doce ao alimento. Segundo Alexandre Pires Moreira, consultor de alimentos, a frutose diminui os picos de insulina no organismo, mantendo as taxas de glicose altas por mais tempo, fornecendo assim, mais energia ao corpo. “Ou seja, o caldo de cana libera gradativamente frutose ao organismo, de acordo com a necessidade calórica, mantendo o corpo saciado por mais tempo e dando mais energia”, ressalta Moreira.

Além do alto valor nutricional, o caldo de cana, explica o consultor em alimentos, não altera o sabor do alimento, podendo ser utilizado para adoçar sucos, bolos e doces. “É uma troca muito vantajosa, pois adoça os alimentos de forma natural, não possui nenhum aditivo e não causa mal à saúde”, afirma.

Os benefícios do caldo de cana não param por aí. A bebida, afirma Moreira, possui ação antioxidante, pois é rica em flavonóides, compostos químicos encontrados nas frutas e nos vegetais que possuem a capacidade de combater os radicais livres, responsáveis por envelhecer e destruir as células.

Outro ponto positivo é o valor calórico. Ao contrário do que muitos pensam, o caldo de cana possui poucas calorias. Um copo de 250 ml de caldo de cana possui apenas 124 kcal. Já um copo de suco de laranja do mesmo tamanho possui 173 kcal, 49kcal a mais. Além de mais calórico, o suco de laranja não oferece a mesma saciedade que o caldo de cana.

O que pouca gente sabe é o caldo de cana também pode ser encontrado nos supermercados.

Nota do editor: Agradecemos o envio da matéria de divulgação. Mas, devemos lembrar que produtos que ficam expostos em supermercados e cuja validade de até 2 anos de validade para consumo. Quase sempre possuem em sua fórmula conservantes e outros produtos químicos para que possa durar tanto tempo. É tolerável para a saúde, mas aquele que pensa em ter uma dieta ou precisa, 100% natural, somente o suco ou garapa na hora da cana-de-açúcar poderá lhe oferecer isso. 

Senhores(as) da teceira idade vamos fazer execícios para ter o coração saudável

Atividade física na terceira idade reduz riscos de doenças do coração

No dia 27 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Idoso; saiba como prevenir as doenças cardiovasculares nessa fase da vida
Depois da aposentadoria, muitos idosos ficam com tempo livre, ficando por vez osciosos. Na maioria dos casos, eles acabam ficando em casa, deixando de lado uma vida ativa, proporcionada pelas atividades cotidianas e físicas. Segundo o educador físico e diretor científico do Departamento de Educação Física da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Natan Silva Júnior, a chave para cultivar um coração longevo é continuar ativo, praticando semanalmente atividades físicas.

“A atividade física de modo geral é capaz de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças do coração. Para as pessoas que estão na terceira idade, é também uma excelente ferramenta para o combate de doenças cardíacas, porém, antes desses indivíduos iniciarem qualquer tipo de exercício é necessário que eles procurem um médico de confiança para avaliar as possíveis limitações de ordem ortopédica e cardíaca, para que o exercício seja feito de forma segura” – afirma.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três em cada quatro idosos têm alguma doença crônica. Diante desse contexto, os exercícios além de prevenir doenças cardíacas, podem evitar outros problemas que afetam o coração. O educador físico cita como exemplo a hipertensão, que pode promover uma hipertrofia cardíaca. “Neste caso, a atividade física aeróbica, como a caminhada, é capaz de promover uma hipotensão pós-exercício (valores de pressão mais baixo), que perdura por algumas horas, ou seja, se a caminhada for realizada diariamente, o indivíduo terá uma pressão arterial menor diariamente, diminuindo assim a sobrecarga pressórica no coração”, explica Natan.
Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que em 2050, o País terá 70 milhões de idosos, representando 30% da população. Diante do contexto, uma das preocupações é que o índice de doenças crônicas também aumente. Conforme ressalta o especialista, a prática de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida da população idosa, reduzindo os impactos da velhice e das doenças ocasionadas pela fase.
Por onde começar
Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para combater as doenças do coração, ou seja, atividades que envolvem grandes grupos musculares, realizada de forma rítmica, contínua e por um longo período de tempo. Para iniciar, é recomendado a caminhada diária, que deve ser realizada de forma moderada, com uma duração entre 30 a 40 minutos. Entretanto, antes de iniciar qualquer tipo de esporte, durante a terceira idade, o especialista ressalta que indivíduo deve procurar um médico para realizar um check-up cardiológico, possibilitando que a prática da atividade física seja eficaz e segura.

Senador preso pelo bruxo Cerveró que deve ter padrinho forte que lhe protege

ùltimas informaçõẽs sobre senador é a de que, "BRASÍLIA - O senador Delcidio Amaral (PT-MS) vai ser solto depois de negociar acordo de delação premiada com o Grupo de Trabalho da Procuradoria-Geral da República encarregado das investigações de políticos envolvidos nas fraudes em contratos entre empreiteiras e outras grandes empresas com a Petrobras. A partir do acordo, teria feito revelações importantes sobre a corrupção nos meios político e empresarial. Seriam informações que colocariam a Lava-Jato num patamar ainda mais elevado. Delcidio sempre teve bom trânsito entre políticos dos mais diversos matizes ideológicos.". publicada no Globo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/delcidio-faz-acordo-de-delacao-ministro-do-stf-manda-solta-lo-18709175#ixzz40dp9uMHU
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. ".


É o que o Ministro Gilmar Mendes chama de surreal, anti-petista convicto, e chegado ao PSDB, ontem ele afirmou isso, prevendo a soltura d senador.Ele falu que a Justiça no Brasil e surreal, prende e sota e depois tem dificuldade de mandar o culpado para a cadeia devido aos recursos que nunca se esgotam e podem até prescrever delitos.


Agora com a votação apertada de & versus 4 essa mamata de advogados acabou. Recebi release de advogados indignados e chamando a atenção para a constituição que prevê a Presunção da Inocência, no entanto, não prevê a enrolação de tantas e tantas premissas em vistas e petições forenses que todos sabem que podem demorar até meses ou ano para o juiz responder. Assim o condenado em primeira instância e segunda, pode destruir, forjar, comprar testemunhas, passar dinheiro para laranjas, fechar contas e camuflar muita coisa e ficar livre como o passarinho.

No caso de Delcídio via como estranha a prisão, foi armação do bruxo Cerveró e seu filho para cima do senador, embora pareça que ele esteja envolvido. Uma gravação autorizada por juiz, quem combinou, o que iam pegar que poderia prender e manter preso como prova robusta. Quaquer um pode planjefar qualquer coisa, pode brincar, pode em momento de medo, pânico reagir com planos de fuga ou de reação ao oponente. Essa bruxo de um olho só, é muito forte, ele arrasta com ele muitos para o fundo do poço e ninguém sabe a razão de estar vivo ainda nesse mar de piranha. Ele deve ter padrinho muito especial ou madrinha que lhe proteje a vida. Talvez ele não seja um bruxo mestre.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1741100-delcidio-sera-solto-e-podera-voltar-ao-trabalho-no-senado.shtml

A Lava Jato de Fernando Henrique Cardoso começa como caso amoroso e filho



Lula e Fernando Henrique Cardoso os amiguinhos

Aloisio Mercadante, quando ministro da casa civil, ferrou com os trabalhadores



Não há diferença, este sr. JOnas Barcellos é milionãrio ou bi, dono da Brasiff que dominou todos os aeroportos do lojas chamadas duty free, o Jornal de Saúde, solicitou a distribuição do Jorna e revista e levou um redondo, não.
Aécio Neves, senador, PSDB

Os leilões em sua fazenda em Uberaba são Top de linha. Até pouco tempo o ex-senador, filhos de alemãs, sério, competente, PFL era vice-presidente dessa empresa, que expandiu trabalha com aço. Mas, seu presidente, Barcellos continua com trânsito livre no governo, graças as benesses de FHC e Aécio, Dilma, Lula entre outros que sempre trabalharam assim para se eleger: toma lá favorzinho, toma cá dinheirinho para a campanha.
 Jorge Bonhausen, ex-senador, PFL, hoje DEM

Corrupção senão direta, indireta por favorecimento e favores  do governo FHC-Fernando Henrique Cardoso, muito podem ter esquecidos. Igual ao Lava Jato, empreiteiras ou Coaf-Conselho de Contole de Atividades Financeira.

Não há diferença, este sr. JOnas Barcellos é milionãrio ou bi, dono da Brasiff que dominou todos os aeroportos do lojas chamadas duty free, o Jornal de Saúde, solicitou a distribuição do Jorna e revista e levou um redondo, não.

Os leilões em sua fazenda em Uberaba são Top de linha. Até pouco tempo o ex-senador, filhos de alemãs, sério, competente, PFL era vice-presidente dessa empresa, que expandiu trabalha com aço.Leia mais sobre esse famoso empresário e que pagou U$$ 100 mil dólares de salários em contrato fictício doados por Fernando Henrique Cardoso, que vai ter que provar que pagou, que depositou, tem que haver lastro do dinheiro, caso contrário acreditamos, o crime ainda não prescreveu, são 20 anos. Há corrupção, influência de poder e tudo quanto a Lava Jato está desenterrrando com os processo que estamos assistindo novelisticamente, mas está contentando os brasileiros, em parte.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1740919-dono-da-brasif-tem-bom-transito-na-politica.shtml

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Lula desembarca em BH nesta sexta para inauguração de fábrica de insulina melhor seria de vacina para Meningite e melhoria na Economia nacional e Justiça

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...