Prevenção e alimentação saudável reduzem riscos de problemas Odontológicos na terceira idade

Prevenção e alimentação saudável reduzem riscos de problemas Odontológicos na terceira idade

Os cuidados odontológicos são maiores na terceira idade. É preciso conhecer a fundo o histórico médico do paciente para evitar erros no diagnóstico de problemas bucais

Durante a terceira idade, os cuidados odontológicos devem ser redobrados. A perda dentária é uma preocupação importante, pois se não tratada, leva a uma piora nos hábitos alimentares e impacta emocionalmente os idosos. As doenças periodontais: doenças das gengivas e de outras estruturas que sustentam os dentes na boca, e são extremamente frequentes nos idosos.
Neste período da vida, acontece também uma importante redução da salivação que favorece muito o aparecimento das cáries. Tumores benignos e malignos podem aparecer, principalmente em caso de fumantes ou em pessoas que tenham predisposição genética. Em todos esses casos, um diagnóstico precoce pode melhorar muito a saúde e o conforto do idoso.

“A prevenção ou tratamento precoce de doenças odontológicas são essenciais para evitar o sofrimento do idoso”, explica Dra. Chantal Tambara, periodontista da Clínica Venticinque Odontologia, “por isso é fundamental a visita ao dentista por, no mínimo, duas vezes ao ano, assim é possível evitar que problemas se agravem e garantir um tratamento muito mais tranquilo”.

Os cuidados odontológicos variam de acordo com as condições físicas do idoso. O acompanhamento deve ser mais frequente, e o dentista deve saber lidar com os riscos e as necessidades de pacientes em tratamento médico para doenças do corpo, tais como diabetes, arritmias, insuficiências cardíacas, doenças renais, câncer, etc. Cada doença tem sua particularidade e pode influenciar no tratamento odontológico de forma diferente. 

Uma dieta adequada e a boa escovação diária podem ser aliados. A má alimentação, com alta frequência de alimentos doces e grudentos, favorece o aparecimento de cáries. “É pior comer uma balinha ou bolacha de hora em hora do que ingerir uma quantidade enorme de doce no final de semana”, alerta a Dra. Chantal. Alimentos como bolachas recheadas e uvas passas são altamente cariogênicos. A sugestão é deixar para comer doce após as refeições, quando os dentes serão escovados em seguida. 

A escovação na terceira idade também deve ser observada com cuidado e ter a indicação de um dentista, pois, geralmente, o idoso tem dificuldades motoras. Segundo a dentista, ele deve ter um lugar confortável e iluminado para escovar seus dentes, com um espelho próximo da boca. “Se necessário, deve sentar-se, para não fazer com pressa”. Se houver um cuidador, este deve revisar a higienização feita.

Sobre a Dentista - Dra. Chantal Tambara – Formada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), é especialista em Periodontia, e pesquisadora nas áreas de interação entre as doenças sistêmicas e a Odontologia (como diabetes, doenças cardiovasculares, genética, gravidez, etc.).

Centro de Deformidade da Face do Rio de Janeiro proporciona novos sorrisos


Centro de Deformidade da Face do Rio de Janeiro proporciona novos sorrisos

Especialistas trabalham com qualidade técnica para atender as necessidades dos pacientes


O CDF Rio – Centro de Deformidades da Face do Rio de Janeiro é uma empresa especializada em cirurgias para correção de deformidades da face. Trabalha com profissionais dedicados e amplamente qualificados no Brasil e também no exterior. 
 
A equipe é composta pela Dra. Cristina Jardelino, especialista pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), Doutora pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp (FOP/UNICAMP), Felow em Cirurgia Ortognática pela UPMC Presbyterian, em Pittsburg, Estados Unidos e Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Já o Dr. Alexandre Maurity é especialista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mestre pela Faculdade de Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (SLMAndic/Campinas), Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Residência em artroscopia da articulação temporomandibular, Staff do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Federal de Bonsucesso, staff do Serviço de Cirurgia e Traumatologia do Hospital Estadual Rocha Faria e Advanced Trauma Life Suport. A equipe contem também o Dr. Bruno Chagas, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo Hospital Federal de Bonsucesso, Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Residência em Artroscopia da Articulação temporomandibular e Curso em Cirurgia Videoassistida de ATM pela Riga Stradins University, na Letonia.
 
“Nós do Centro de Deformidade da Face atualmente realizamos nossos planejamentos de cirurgias ortognáticas escaneando modelos, realizando Tomografia Computadorizada da Face em cortes finos e fotografando nossos pacientes de vários ângulos, conferindo o melhor posicionamento facial tanto do ponto de vista funcional quanto estético. Programas de computador são utilizados para realização do Planejamento Virtual e confecção de goteiras que servem de guias cirúrgicos e ainda indicando todo o processo cirúrgico nos trazendo previsibilidade”, diz a Dra. Cristina Jardelino.

Nutricionista dá dicas para o consumo adequado de chocolates durante a Páscoa

Nutricionista dá dicas para o consumo adequado de chocolates durante a Páscoa 
 
Com a proximidade da Páscoa, cresce a procura por ovos de chocolate, caixa de bombons e outras guloseimas associadas ao período. Nesta época do ano é difícil não desgustar pelo menos um pedaço de chocolate. Para as pessoas que estão preocupadas com a saúde e a estética, ou desejam manter um padrão alimentar adequado, mas que não abrem mão da guloseima, a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Cibele Gonsalves, dá uma dica bem simples, mas eficaz. Conforme a especialista, na hora de comprar ovos de Páscoa, caixa de bombons, barras de chocolates ou outros produtos relacionados, é recomendado escolher os que tenham menor teor de gordura saturada. Ela salienta que a leitura dos rótulos é fundamental para uma escolha assertiva. 
A nutricionista alerta que devido ao valor calórico elevado, o consumo de chocolate deve ser feito com moderação, no máximo 30g ao dia. "Quando consumido de forma consciente, o chocolate pode ser um aliado para a saúde, principalmente a do coração - afirma.
Cibele explica que o valor calórico entre os tipos de chocolate varia entre 400 a 500 calorias a cada 100 gramas, sendo o amargo o mais indicado para consumo, devido maior quantidade de cacau em sua composição, quando comparado ao chocolate branco, que é quase exclusivamente gordura e açúcar, sendo o consumo deste (em excesso) prejudicial à saúde.
"Os ovos classificados como meio amargo ou amargo apresentam entre 50% e 70% de cacau em sua composição, respectivamente. O cacau possui flavonoides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora. Também auxiliam na redução da pressão arterial, das taxas de açúcar no sangue e do colesterol ruim". 
A nutricionista ressalta que quando adicionado aos ovos de Páscoa, oleaginosas como: avelãs, castanhas e amêndoas, embora mais calóricos, os produtos se tornam mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas, possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração. Ela ainda salienta que é importante ter atenção as versões trufadas e recheadas que deixam os ovos mais calóricos, sem um benefício nutricional agregado, como no caso do acréscimo das oleaginosas.
 Dicas que podem tornar a Páscoa mais saudável:
  • Para manter uma alimentação equilibrada, ao comer chocolate, evite o consumo de outros alimentos gordurosos, como por exemplo: frituras e carnes gordas;
  • Inclua nas refeições, frutas e verduras;
  • Abra um ovo de Páscoa por vez, dividindo-o em pedaços pequenos, limitando o consumo diário; evite o exagero;
  • Não deixe todos os ovos à vista, evitando assim a tentação de querer experimentar todos de uma só vez.
SOCESP – SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Trabalhadores uni-vos: Acidentes de trabalho podem causar danos irreversíveis à visão

Acidentes de trabalho podem causar
danos irreversíveis à visão
Lesões nos olhos causadas por acidentes ainda são as mais frequentes nos consultórios. Porém, maioria das vítimas não procura atendimento especializado

No Brasil, embora não haja pesquisas ou estatísticas que revelem com precisão o número de pessoas vítimas de acidentes oculares, segundo estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 150 mil acidentes ocupacionais oculares ocorrem anualmente. No entanto, a maioria das vítimas não procura atendimento especializado, por isso, é bem provável que esse número seja bem maior. 

De acordo com o oftalmologista e diretor da Clínica Canto, Marco Canto, sobre acidentes oculares no trabalho, a maioria das visitas ao consultório oftalmológico é motivada pelas lesões nos olhos, principalmente, por corpo estranho aderido a córnea, como por exemplo, esmeril de lixadeira ou material metálico. “São também frequentes casos de traumas contusos, como batidas e bolada de futebol e corpo estranho nas pálpebras e queimaduras químicas”, conta o médico. 

Os pacientes percebem o machucado nos olhos apenas após sentir os primeiros sintomas como: olho vermelho, sensibilidade à luz, irritação, dor e desconforto ocular. O médico explica que a demora ao procurar atendimento pode causar sequelas. “A não detecção precoce e o tratamento correto são capazes de causar infecções e cicatrizes que podem comprometer seriamente a visão”, alerta o Dr. Canto.

Óculos apropriados para cada atividade do trabalhador ainda é a melhor prevenção. “A empresa deve escolher e fornecer o modelo adequado para seus funcionários”, observa o especialista. Existem vários modelos e tipos de óculos: os de lente de vidros ou acrílico, haste ou elástico, filtros de proteção contra raios ultravioletas e infravermelhos. “O uso de óculos adequado, atenção e prudência durante as atividades são determinantes para diminuir a chance de um acidente”, orienta. Porém, os funcionários devem ficar atentos e não utilizar acessórios com defeitos, quebrados, lentes riscadas ou sem proteção lateral. “Além disso, a empresa deve fazer uma fiscalização, fornecer uma boa iluminação para as atividades e manutenção adequada de seus equipamentos”, ressalta.

Dr. Canto faz uma ressalva, principalmente, para os soldadores. “Esses profissionais devem usar óculos com proteção UVA e infravermelha durante todo período de suas atividades. Nunca retirá-los, pois alguns segundos sem proteção podem provocar queimaduras na córnea, devido à radiação emitida pela luz da soldagem”. A queimadura pode ser dolorosa e inicia logo após algumas horas do procedimento.

Algumas atividades como linha de montagem industrial, mecânica e construção civil também correm maior risco de acidentes, podendo até mesmo sofrer uma perfuração. “O uso dos óculos de maneira disciplinada pode prevenir acidentes sérios que, muitas vezes, causam cegueira irreversível”, salienta Dr. Canto.

Mais da metade dos municípios de MT tem alta incidência de dengue

jornal de saude
Atualização assim que ocorre 18 de março de 2016


NOTÍCIAS


Jornal Floripa
Mais da metade dos municípios de MT tem alta incidência de dengue
Segundo boletim divulgado pela equipe técnica epidemiológica da Secretaria estadual da Saúde, 79 cidades estão com índice superior a 300 casos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Teresópolis, RJ, divulga análise da água das fontes do município


jornal de saude
Atualização assim que ocorre 19 de março de 2016


NOTÍCIAS

Teresópolis, RJ, divulga análise da água das fontes do município
O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante

Páscoa sem glúten, sem lactose e sem açúcar? Essa é a aposta de empresas para uma Páscoa saudável

Páscoa sem glúten, sem lactose e sem açúcar? Essa é a aposta de empresas para uma Páscoa saudável


Empresas investem em produtos saudáveis para a Páscoa. Ovo orgâncio também surge no mercado como uma alternativa para os que procuram chocolate com alta concentração de cacau e feito com ingredientes naturais. Verdemar dá orientações para o consumidor identificar qual a melhor opção para uma Páscoa saudável


E não é que a Páscoa 2016 chegou trazendo novidades para todos os gostos e paladares? E claro, focar no bem-estar e na saúde sempre em primeiro lugar. Sabemos que os ovos de páscoa são uma tradição milenar. O ovo representa a fertilidade e o renascimento da vida. Séculos antes de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de março) era um costume que celebrava o fim do inverno e o início de uma estação marcada pelo florecimento da natureza.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressureição de Cristo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha com cores bem alegres. Os franceses recheavam os ovos de galinha com chocolate e os pintavam por fora. A partir do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate. E em pleno século XXI, a vez ficou por conta dos ovos saudáveis. Como alternativa aos ovos de chocolate tradicionais, surgiu no mercado opções para pessoas que querem manter a forma, alérgicas ao chocolate, celíacos e intolerantes à lactose. Ovos à base de soja (alfarroba), diet, light, sem glúten, sem lactose e até mesmo orgânico de cacau 60% e a base de açúcar de coco também podem ser encontrados no mercado.
De acordo com a nutricionista do Verdemar Bianca Costa, as pessoas estão se conscientizando sobre a importância de um estilo de vida mais saúdavel e até mesmo nessas datas especiais buscam por produtos mais saudáveis. “Em função desse aumento da procura por esse tipo de produto, as indústrias criaram uma forma de atender aos desejos do consumidor”, explica Bianca. Mas a nutricionista alerta: “é preciso ter uma orientação na hora de escolher o seu ovo saudável, as vezes o que faz bem para uma pessoa não faz para a outra”.
Durante o mês de março, o Verdemar disponibilizará os seus técnicos em nutrição para orientar as pessoas, no Espaço Bem-Estar, sobre qual a melhor opção de ovo comprar.

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jornal de Saúde informa: Semana da Tontura: 70% das quedas de idosos ainda ocorrem dentro de casa e Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Outorgado pela Anatel para o SCM-Sistema de Comunicação Multímidia Canal Jornal de  Saúde   Leia o blog do Jornal de Saúde Anuncie no Jornal...