Congresso de Cefaleia reúne profissionais da saúde em Curitiba


Saúde e doenças e tratamentos atualizados no dia
Atualização diária  12 de julho de 2017
NOTÍCIAS
Maceió recebe evento sobre doenças raras no próximo dia 19
Maceió recebe evento sobre doenças raras no próximo dia 19 ... sempre atualizada com relação às novidades em tratamento desta doença que é rara ... Sistema Único de Saúde (SUS) e ajudam a retardar a progressão da doença.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Dia do Homem: tecnologias melhoram a saúde masculina
Dia do Homem: tecnologias melhoram a saúde masculina ... A hiperplasia benigna é a doença mais comum da próstata e atinge cerca de 80% ... No Brasil, o tratamento efetivo já tem ajudado milhares de homens a voltar a ... no seu e-mail, um Resumo de Notícias, e seja um profissional atualizado.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Até o momento, planos de saúde não tinham obrigatoriedade de cobrir medicamentos para a ...
“Hoje em dia sabemos que essa doença se desenvolve de forma única em cada paciente. Não temos como generalizar o tratamento. A prescrição do ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Congresso de Cefaleia reúne profissionais da saúde em Curitiba
Congresso de Cefaleia reúne profissionais da saúde em Curitiba ... Acontece nos próximos dias 14 e 15 de julho, no Auditório do Instituto de ... outras doenças e atualização e novidades para o tratamento desse tipo de cefaleia.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

9 Fatores Psicólogicos que Impactam no Desejo Sexual dos Homens


São Paulo, 12 de julho de 2017– Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vida sexual ativa e saudável é um dos pilares da qualidade de vida. Mas, para grande parte dos brasileiros, principalmente para aqueles que vivem nos grandes centros urbanos, conciliar a rotina agitada com o sexo pode ser um verdadeiro desafio. Prova disso é que 30% da população masculina brasileira tem dificuldades para ter e manter uma ereção, segundo a pesquisa Mosaico 2.0, realizada pelo Projeto Sexualidade da Universidade de Paulo (USP).

Segundo Ghina Machado, até bem pouco tempo atrás as disfunções sexuais masculinas tinham maior prevalência em homens mais velhos e as causas estavam mais relacionadas a doenças orgânicas, como diabetes e pressão alta. “Entretanto, atualmente é cada vez mais comum encontrarmos homens jovens com disfunção erétil, ejaculação precoce e falta de desejo sexual”, explica Ghina.

O que contribui para a redução o desejo sexual masculino?
A psicóloga explica que o estresse, a ansiedade e a depressão são os principais vilões do desejo sexual masculino. “De acordo com uma pesquisa realizada pelo ISMA-BR (International Stress Management), o Brasil é o segundo país do mundo com maior nível de estresse. Também temos uma alta prevalência de ansiedade e depressão, segundo dados recentes da OMS. Esses fatores interferem de forma significativa no desejo sexual”, explica Ghina. 

Embora grande parte das disfunções sexuais nos homens esteja ligada a causas orgânicas, cerca de 10 a 20% dos casos são de fundo psicológico, ou seja, fisicamente não há nenhuma explicação para a falta de ereção, desejo ou ejaculação precoce.

“Os problemas sexuais afetam a autoestima do homem, que passa a construir um conceito distorcido sobre si. Isso interfere nas relações afetivas, familiares e sociais levando a conflitos que agravam o distúrbio sexual e afetam a qualidade de vida”, diz a psicóloga.

Veja agora as 9 fatores psicológicos que explicam a disfunção sexual masculina:
  1. Estresse: Quando o estresse se torna crônico, há elevação dos níveis do cortisol e diminuição da produção da testosterona, o principal hormônio sexual masculino. O estresse também leva ao cansaço e à falta de motivação, que interferem na disposição para ter uma relação sexual.
  2. Ansiedade: A ansiedade está diretamente relacionada à ejaculação precoce. Porém, dados recentes mostram que quase metade dos homens com disfunção erétil também apresenta a ejaculação precoce. A explicação é que para não perder a ereção, estes homens apressam de forma intencional a relação sexual.
  3. Depressão: A depressão é um transtorno psiquiátrico que também apresenta causas orgânicas, reduz a libido, fazendo com que o indivíduo fique menos interessado por sexo.
  4. Baixa autoestima: Homens que não se valorizam, são inseguros, não se permitem errar, têm dúvidas sobre sua capacidade e que se sentem inferiores podem ter mais chance de desenvolver uma disfunção sexual.
  5. Timidez: Em geral, pessoas muito tímidas tendem a ter uma retração do impulso sexual, e podem ter mais dificuldade para expressar as emoções e para interagir. É comum buscarem se satisfizer sozinhas por meio da masturbação ou ainda de hobbies.
  6. Relação com parceira (o): Os problemas conjugais não resolvidos interferem no desejo sexual. Além disso, a sexualidade masculina entra em crise se a (o) parceira (o) apresentar queda do desejo sexual, não conseguir atingir o orgasmo, não participar das tentativas sexuais ou ainda desqualificar o desempenho sexual do homem. Por isso, a incapacidade de combinar a sexualidade com a afetividade são fatores que podem manter ou causar a disfunção sexual. 
  7. Conflitos na identidade sexual: É muito comum que o homem com dúvidas sobre sua orientação sexual apresente alguma disfunção sexual.
  8. Crenças religiosas e familiares: A educação recebida na infância e na adolescência tem um forte impacto do desenvolvimento da sexualidade. Se a educação sexual foi repressora pode afetar o desempenho sexual, fazendo com o que o homem crie inibições e tabus em torno do ato sexual.
  9. Crenças em mitos sexuais. “O homem sempre está interessado e pronto para o sexo”; “O sexo equivale à penetração”; “Sexo requer ereção”. Essas são algumas crenças que podem levar a disfunções sexuais. Mesmo que de forma isolada esse homem passe por um episódio de falta de ereção, por exemplo, pode desencadear crenças negativas sobre sua própria sexualidade. Essas crenças não só aumentam a chance de ter uma disfunção sexual, como desempenham papel fundamental na manutenção do distúrbio.
“Independente do fator emocional envolvido, o importante é que o homem procure ajuda. Quando há causas orgânicas é preciso procurar um urologista para tratá-las. Porém, como vimos, na maioria dos casos os fatores são mistos e o acompanhamento psicoterápico pode ser fundamental para o tratamento das disfunções sexuais masculinas”, conclui Ghina.


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

53 milhões de brasileiros com idade superior a 16 anos sofrem com problemas de digestão de leite e derivados


53 milhões de brasileiros com idade superior a 16 anos sofrem
com problemas de digestão de leite e derivados

De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, um terço da população do país afirma sentir algum desconforto digestivo após a ingestão de alimentos de base láctea, porém apenas 4% procura um médico em busca de diagnóstico


Com o aumento da incidência da doença na população mundial, o Instituto Datafolha* realizou pesquisa em todo o país para identificar o avanço do distúrbio digestivo no Brasil. No mundo, estima-se que 60% a 70% da população apresenta algum nível de dificuldade de digestão ou debilidade da enzima lactase.

Segundo dados da pesquisa Datafolha, no Brasil, 35% da população com idade acima de 16 anos, cerca de 53 milhões de pessoas, relatam algum tipo de desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite. Levando em consideração a estimativa de 2015 do IBGE, esse valor corresponde a mais de 1/3 das pessoas dentro desta faixa etária.

A pesquisa mostra que entre a pessoas que relataram algum tipo de desconforto gastrointestinal, 88,2%, jamais receberam um diagnóstico médico, a maioria homens com mais de 35 anos. Apenas 4% dos entrevistados relatam terem ido procurar ajuda médica e, dentre esses, 1% foram diagnosticados com Intolerância à Lactose, o que corresponde a 1,5 milhão. As mulheres apresentam maior incidência da doença, correspondendo a 59% dos casos.

Ou seja, grande parte da população sofre com os sintomas, mas não está recebendo nenhum tipo de suplementação ou tem indicação de como proceder corretamente para minimizar o desconforto.

“As pessoas ainda têm o hábito de sentir algum desconforto e deixar para lá, ou mesmo restringir sua alimentação, ao invés de procurar um especialista para investigar a verdadeira causa dos desconfortos que estão sentindo. É importante conscientizar as pessoas da necessidade de prestar atenção aos sinais que o corpo dá. É preciso levar à sério sua saúde”, explica o doutora Alessandra Lima, gerente médica da Eurofarma.    

A intolerância à lactose é uma condição caracterizada pela dificuldade ou incapacidade do indivíduo digerir (quebrar) a lactose, o principal açúcar do leite, no qual sintomas como náuseas, inchaço, dor abdominal e diarreia após o consumo de alimentos que contêm lactose (leite e derivados), podem ocorrer.

Essa deficiência, chamada de hipolactasia, se origina da não-produção (fator genético) ou geração insuficiente (fator idade) da enzima lactase, ou ainda pela produção de enzimas defeituosas em virtude de outras doenças que a pessoa possa vir a ter como, síndrome do Intestino Irritado, Supercrescimento Bacteriano, Doença de Chron e Celíaca.

O estudo também aponta que ao sentir qualquer problema no trato gastrointestinal, o hábito mais comum para 34% das pessoas é deixar de consumir determinado tipo de alimento, quando o identifica como responsável pelo problema. Este é o caso do leite, apontado como vilão por 16% dos entrevistados, seguido por bolos e doces, com 13%, chocolate, 11% e queijos, 11%.

“Esse comportamento é perigoso para a saúde, pois o leite é a principal fonte alimentar de cálcio para o organismo. A ausência de cálcio pode causar a diminuição de densidade óssea e maior risco de desenvolvimento de osteoporose. A restrição do leite também pode determinar a ingestão insuficiente de outros importantes nutrientes como vitaminas A e D, riboflavina e fósforo”, afirma a doutora.

Outra característica aferida pelo estudo é que 18% das pessoas costumam buscar auxílio nas farmácias para aliviar os sintomas. “Por mais que tenhamos avançado neste sentido, ainda é muito comum procurar uma farmácia antes de consultar um médico. Tão importante como estar atento aos sinais do seu corpo, é consultar um especialista para realizar as devidas investigações e ter um diagnóstico mais assertivo sobre os sintomas que o incomodam”, conclui o médico.

*Pesquisa Datafolha “Conhecimento sobre a intolerância à lactose na população brasileira", de julho de 2016.


O Jornal de saude n'ao lucra com essa publicacao atende ao apelo do publico leitor somente. Obrigado, o editor.


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Inflação negativa e desemprego



Não há absolutamente nada no universo econômico que afete mais o psicológico e o emocional das pessoas do que o desemprego, fenômeno que no Brasil já atinge 14,2 milhões de trabalhadores, um número assustador, haja vista que a grande maioria advém da mão de obra não qualificada, gerando apreensão e violência. 

No Brasil, a absorção da mão de obra em larga escala vem de diversos setores, entre eles o da construção civil, ramo de atividade cuja queda foi acentuada. É preciso lembrar que a deflação, ou inflação negativa, é fruto da safra recorde ou da redução das contas de energia elétrica, com o anúncio da bandeira tarifária verde para o mês de junho, o que barateou a energia e contribuiu para a queda dos indicadores inflacionários.

Com efeito, o mérito da política econômica pouco tem a ver com o declínio da inflação, mas resulta do legado de instabilidade política, falta de investimentos, corrupção e, principalmente, da própria lógica do desemprego em massa. Se por um lado a política econômica entende que um corte maior de juros seria aceitável, promovendo aumento de consumo, na outra ponta o gasto público e a dificuldade de ajuste nas contas por parte do Congresso asfixiam a confiabilidade, neutralizando a possibilidade de juros menores, cenário em que consumidores e empresas poderiam obter mais crédito, ou seja, a relação mais crédito-mais investimento poderia dar certo. Contudo, o “mais investimento” sempre esbarra no fator instabilidade política e econômica do país.

Quando me refiro ao legado, temos que levar em conta que a economia do país encolheu 7,2% nos últimos dois anos, portanto, estamos diante de uma brutal recessão. E o que mais me causa estranheza é ouvir o governo Temer afirmar na reunião do G20 que não temos crise, e que há, sim, uma recuperação. Ora, mais uma vez nos deparamos com um cenário de corrupção “ideológico-econômica”, que visa tão somente camuflar os detritos políticos e inflar uma popularidade para “inglês ver”. Pena que os “ingleses”, assim como os grandes investidores, não mais acreditam no pobre Brasil da velha malandragem, que ainda tenta impressionar os incautos.

Fernando Rizzolo é Advogado,Jornalista, Mestre em Direitos Fundamentais, Prof. de Direito


Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Doenças de inverno: de resfriado a dores nas articulações

Doenças
Atualização diária 12 de julho de 2017
NOTÍCIAS

[Vídeo] Práticas alternativas ajudam a lidar com doenças do corpo e da alma
Para lidar com as doenças do corpo e da alma, que estão diretamente ligadas ao nosso estilo de vida, muita gente procura práticas alternativas ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Doenças de inverno: de resfriado a dores nas articulações
O inverno começou oficialmente em 21 de junho. A estação mais fria do ano marca a chegada de algumas doenças típicas da época, como gripes, ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Idealfarma apresenta Colágeno ND-2 para tratamento e prevenção de doenças reumáticas
Embora sejam fáceis de identificar, as doenças reumáticas são difíceis de tratar, isso porque cada problema exige um tipo diferente de cuidado.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Inverno exige atenção redobrada para evitar doenças respiratórias
No inverno, alerta a pneumologista Lívia Bissoli, é preciso redobrar a atenção para as doenças respiratórias, como a influenza. “O ar seco favorece a ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Afaste doenças: essas 5 coisas não devem ser feitas depois de transar
Comer, tomar banho, dormir..... As preferências do que fazer depois da transa podem variar bastante. Mas fato é que alguns cuidados merecem ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção de doenças
Uma das medidas mais eficazes para a prevenção de doenças é a vacinação. A aplicação das doses para evitar infecções por vírus ou bactérias ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Sífilis congênita mata mais bebês do que Zika e Aids no Brasil, diz especialista em DSTs
Mauro Roberto Leal Passos é presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e um dos presidentes da edição de 2017 ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
WEB
Você sabe manejar as medicações para doenças reumatológicas em pacientes submetidos à ...
O American College of Rheumatology e a American Association of Hip and Knee Surgeons publicaram novas diretrizes sobre o manejo das ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante
Associação quer Doença Inflamatória Intestinal no rol de doenças crônicas
A reunião da Comissão de Saúde realizada na tarde desta terça-feira (11) recebeu representantes da Associação de Pessoas com Doenças ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Limpeza do nariz colabora na prevenção de doenças respiratórias
Aprenda o jeito certo de fazer a limpeza do nariz. Médico fala sobre a importância da hidratação.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Estudo da UFMG com gêmeos busca entender desenvolvimento de doenças
Um estudo na UFMG com gêmeos busca entender como o ser humano desenvolve doenças. Apesar da genética muito semelhante, em alguns casos ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante


Doenças degenerativas - 1º Bloco
Descrição: O programa se concentra nas doenças de Parkinson, de Alzheimer e na esclerose múltipla e fala também sobre a relação dessas ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante





Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP

Jornal de Saúde informa: jornaldesaude.com.br

Jonal de Saúde informa: Dengue: com vacina perto de vencer, Saúde amplia faixa etária para 59, Esquistossomose, velho conhecido mineiro, álcool na hipertrofia de "atleta" de academia ou fim de semana

Leia e sempre que possível deixe seu comentário. Obrigado Marcelo Editor e jornalista - MTb 16.539 SP/SP Outorgado pela Anatel para o SCM...